Notícias

Mitos sobre a Visão

photo-1576210117723-cd06449a467d

Mitos sobre a Visão

Para conseguir uns olhos saudáveis 👀 é preciso mais do que apenas bons hábitos alimentares ou usar a graduação adequada dos seus óculos ou lentes de contacto. É igualmente necessário desmitificar teorias populares que sempre nos foram incutidas.

1º Mito: Exercitar os olhos ajuda a adiar a necessidade de usar óculos?

Os exercícios para a visão podem ser recomendados como uma alternativa quando é detetado um enfraquecimento muscular, por exemplo. No entanto, no que diz respeito aos nossos olhos, existem vários fatores que podem prejudicar ou beneficiar a visão e nenhum deles está relacionado com o recurso a exercícios.

2º Mito: Ler com pouca luz prejudica a visão

De certeza que já ouviu dizerem que é prejudicial ler com pouca luz. Contudo, ler com luz ténue não vai prejudicar a sua visão, mas sim cansá-la mais rapidamente. A melhor forma é, independentemente da intensidade da luz, verificar se esta está a refletir diretamente na página que está a ler.

3º Mito: A cenoura é o melhor alimento para os olhos

“Come muita cenoura que faz bem à visão”, certamente que reconhece esta frase. A asociação não está errada, dado que as cenouras possuem vitamina A 🥕. No entanto, não é o único alimento a ter em consideração quando queremos proteger a nossa visão, alimentos ricos em vitamina C e E são igualmente importantes.

4º Mito: É preciso fazer uma pausa no uso de óculos e nas lentes de contacto

Uma pessoa deve usar óculos e/ou lentes de contacto sempre que necessário, uma vez que forçar a visão é pior – algo que acontece entre as pessoas que têm uma graduação menor e, por vezes, esquecem-se dos óculos. Se não os usar, mesmo que precise, irá submeter os seus olhos a um esforço excessivo, acabando por cansar a vista.

5º Mito: Estar todo o dia em frente ao computador é mau para os olhos

Existe uma associação entre o uso recorrente de computador 💻 e problemas de visão. Esta atividade não vai prejudicar a visão, mas sim contribuir para a fadiga ocular. No entanto, tal deve-se ao facto das pessoas não pestanejarem tantas vezes quantas desejadas, o que pode causar alguma secura e irritação. Não fazer pausas também pode ser prejudicial.

📌 Realize uma consulta de rotina na sua Euronítida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

1
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Podemos ajudar?