Notícias

Glaucoma – O que é?

glaucoma1-1024x1024-1

Sabia que a doença afeta 67 mil portugueses e o Glaucoma é uma das principais causas de perda de visão em Portugal?

12 de março, dia mundial do Glaucoma

Glaucoma – o que é?

O glaucoma continua a ser uma das principais causas de cegueira em Portugal e afecta mais frequentemente pessoas idosas. A propósito do Dia Mundial do Glaucoma, que se assinala a 12 de março, a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) alerta para a importância da vigilância regular para que a doença possa ser detectada precocemente, evitando que cause danos maiores, pois perda de visão, provocada por glaucoma, pode ser minimizada, se detetada a tempo.

Segundo o Plano Nacional de Visão 2005-2010, a doença afeta cerca de 67 mil portugueses, estando, no entanto, identificados 200 mil hipertensos oculares, isto é, pessoas com valores altos
de pressão intraocular, mas que ainda não sofrem de glaucoma.

O glaucoma é uma doença multifactorial e de avaliação complexa que afeta o nervo óptico e que parece correlacionar-se diretamente com aumento da pressão intraocular, com a irrigação desta
estrutura e, com outros factores menos bem conhecidos. Estas alterações provocam uma típica perda do campo visual, alterações macroscópicas do nervo óptico (escavação característica) e em etapas terminais perda irreversível da acuidade visual.

Tratamento Glaucoma

O tratamento do glaucoma consiste, fundamentalmente, em baixar a pressão intraocular, na maioria dos casos através do uso de colírios. Se esta terapêutica médica não resultar, é possível fazer laserterapia – trabeculoplastia no glaucoma de ângulo aberto ou iridotomia no glaucoma de ângulo fechado, sendo estas as terapias mais frequentes. A cirurgia está indicada nas formas mais graves e, particularmente, em todos os casos em que as terapêuticas anteriores se revelaram insuficientes para controlar a progressão da doença.

Sintomas do glaucoma

Os sintomas de glaucoma mais frequentes são escotomas (manchas escuras) no campo visual periférico. Imagine que está a ver algo no seu ecrã e não consegue visualizar o ecrã completo, apenas a parte do meio. Como se fosse uma foto fisheye ou estivesse num túnel.

Esteja atento a sintomas e sinais como olhos vermelhos, sensibilidade à luz, dor nos olhos e dor de cabeça.

Se o glaucoma não for tratado, a doença pode levar à lesão permanente do nervo ótico, causando alteração progressiva do campo visual, podendo progredir para a cegueira.

Agende uma consulta com a Euronitida para avaliar a sua saúde ocular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

1
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Podemos ajudar?