Notícias

Cuidados a ter com os olhos: 4 dicas a ter em conta

pexels-joAo-jesus-879178-2048x1365
Visão

Sente que não tem tido os cuidados necessários com os seus olhos?
Existem inúmeras medidas que podemos adotar para evitar complicações nos olhos, de forma a evitar desconforto e possíveis problemas oculares.
Confira as 4 dicas que deve ter em conta!

Primeiros cuidados a tomar

Dependo do seu tipo de profissão, e dos hábitos a que se expõe diariamente, torna-se crucial ter cuidados com os olhos, na medida em que não os deve manter focados no mesmo ponto durante um longo período de tempo, de forma a evitar o aparecimento de síndromes, cansaço e dores de cabeça.

Os cuidados que tem com os olhos são o ponto de partida para proteger a sua visão, pois para além do fator proteção, promovem também o relaxamento e hidratação dos olhos, podendo diminuir a possibilidade de no futuro usar óculos.

Os olhos poderão ser considerados parte do espelho da nossa saúde, e, devem-lhe ser atribuídos os devidos cuidados, para que estejam sempre na sua melhor condição.
É hora de começar a cuidar! Seguem as nossas 4 dicas.

4 dicas a ter em conta

1. Proteger os olhos das radiações solares

Os raios ultravioleta podem ser nocivos para os olhos, devido à sua intensidade. Desengane-se se acha que é apenas nos dias de bastante sol que estes raios são prejudiciais, pois mesmo nos mais encobertos é necessário ter cuidados, que passam fundamentalmente pela utilização de óculos de sol.
Os óculos de sol são a barreira entre os seus olhos e os raios, por isso é crucial que estes obedeçam a determinadas características, nomeadamente oferecer proteção contra os raios UVA, UVB e UVC.

Óculos de sol

2. Retirar a maquilhagem quando vai dormir

É fundamental que os olhos sigam uma higienização diária em prol do seu bem-estar, no que diz respeito ao início e final do dia. A maquilhagem liberta partículas provenientes dos cosméticos, que podem ser prejudiciais para os seus olhos e originar irritações, como por exemplo afetar o bom funcionamento das glândulas e a produção da lágrima, que pode levar à síndrome do olho seco.
Tenha atenção ao facto de não ir dormir sem retirar este tipo de produtos.

Maquilhagem

3. Realizar consultas periódicas

A realização de consultas periódicas, pelo menos uma vez por ano, são fundamentais para assegurar a sua saúde ocular.
É de notar que muitos problemas de visão apresentam sintomas nulos ou pouco acentuados, não devendo por isso desvalorizar a importância de consultar um oftalmologista, para realizar os exames necessários aos seus olhos, com o intuito de evitar problemas visuais de maior gravidade.
A melhor forma de diagnosticar e corrigir erros de refração, é através de um profissional qualificado!

Oftalmologia

4. Cuidar dos seus óculos

Nesta altura deve-se estar a questionar se deve cuidar dos seus olhos, ou por sua vez, dos seus óculos? A resposta é: Deve cuidar dos dois!
Assim como deve acautelar os seus olhos, o mesmo deve acontecer com os óculos, fazendo uma limpeza regular com produtos óticos recomendados para não danificar as lentes, e armazená-los num local seguro para evitar danos e quebras. Trata-se de uma necessidade de igual para igual!

Óculos

Todas estas dicas auxiliam no cuidado a ter com olhos, resguardando acima de tudo a sua saúde ocular, minimizando possíveis problemas que possam advir.
Visite-nos! E não se esqueça, dê prioridade à sua visão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

1
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Podemos ajudar?